Mestrado em Ciências da Educação
Apresentação:
O Instituto INFOR em convênio com a Universidade Portucalense – UPT, possibilita uma incrível experiência acadêmica e cultural ao se candidatar em seus cursos.
A Universidade Portucalense Infante D. Henrique é um estabelecimento de ensino superior cooperativo e de investigação científica cuja criação foi suportada legalmente através do Despacho n.º 122/86, de 28 de Junho sendo reconhecida a sua utilidade.
Em conformidade com esta determinação legal e sob a designação de Universidade Portucalense Infante D. Henrique, iniciou a 30 de Junho desse ano, as suas actividades e o início do funcionamento dos cursos em 16 de Outubro de 1986.
Esta instituição ministra diferentes cursos reconhecidos pela tutela, para o que conta com um corpo docente próprio habilitado e qualificado, distribuído por cinco Departamentos: Direito, Psicologia e Educação, Economia e Gestão, Ciência e Tecnologia e Turismo Património e Cultura.
Objetivos do Ciclos de Estudo:
- Conhecer os fundamentos conceptuais das Ciências da Educação;
- Refletir criticamente sobre os pressupostos dos novos paradigmas de intervenção educativa e socioeducativa;
- Interpretar a dinâmica educativa, fazendo uso de grelhas de análise que remetem para um quadro de leitura interdisciplinar;
- Fundamentar a análise das situações educativas, reportando¬-as às dimensões macroestruturais de natureza sociocultural, política e económica;
- Perspetivar a planificação, gestão e avaliação de projetos de intervenção educativa nas escolas e comunidades;
- Delinear e desenvolver projetos de investigação, utilizando metodologias rigorosas e adequadas;
- Discutir, de forma argumentada, as implicações éticas das atividades profissionais de pesquisa e intervenção na área educacional.
Plano Curricular:
1º semestre (1º ano, 1º semestre) | |||||
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Unidade Curricular | Área Científica | Tipo | Tempo de Trabalho | Créditos | |
Total | Contato | ||||
Metodologia de Investigação Científica | CED | Semestral | 216 | 30TP | 8 |
Globalização, Educação e Diversidade | CED | Semestral | 216 | 30TP | 8 |
Teorias Críticas da Educação e Justiça Social | CED | Semestral | 216 | 30TP | 8 |
Tecnologias e Comunicação Educacional | CED | Semestral | 162 | 25TP | 6 |
2º semestre (1º ano, 2º semestre) | |||||
Unidade Curricular | Área Científica | Tipo | Tempo de Trabalho | Créditos | |
Total | Contato | ||||
Educação, Ética e Humanismo | CED | Semestral | 162 | 25TP | 6 |
Seminário de Investigação | CED | Semestral | 216 | 30S | 8 |
Avaliação de Programas de Intervenção Sociocomunitária | TSO | Semestral | 216 | 15TP, 15TC | 8 |
Unidade opcional | CE | Semestral | 216 | 30TP | 8 |
2º ano | |||||
Unidade Curricular | Área Científica | Tipo | Tempo de Trabalho | Créditos | |
Total | Contato | ||||
Dissertação ou Projeto | CE | Anual | 1350 | 90 OT | 50 |
Seminário de Orientação | CE | Anual | 270 | 45S | 10 |
Local do Curso:

Calendário Programático
Ano | Período | Ação |
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2020 | Abril – Junho | Orientações e Disciplinas no Brasil |
Julho | Disciplinas em Portugal | |
2021 | Janeiro | |
2020 | A definir | Defesa da Dissertação em Portugal |
Matrícula
- Valor pago para participação do curso, podendo ser realizado através de cartão de crédito ou boleto bancário.
Mensalidade
- Valor pago durante o curso inteiro.

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